• Clarissa E. Desterro

Glossário de nomes: Os Romanov

Atualizado: 17 de Jul de 2018

Oi gente, tudo bom? Hoje eu vim fazer para vocês um post um pouco mais de consulto do que para ler todo de uma vez. Como eu tenho muitos posts sobre a família Romanov planejados, decidi fazer um glossário, para facilitar a vida de todo mundo. Esse glossário também vai ser super útil se você decidir ler alguma biografia da família Romanov ou um livro da história da Rússia e estiver meio perdido - acontece, e muito - quanto a quem é quem, ou simplesmente não lembrar exatamente quem é aquele fulaninho que apareceu ali. O glossário não está em ordem alfabética, mas agrupado de forma parecida. Tentei ao máximo colocar os Romanov em um lugar, os ministros em outro, os hierofantes em outro, os familiares da realeza europeia em outro, os nobres russos em outro, e assim sucessivamente. Bom, espero que gostem e que isso ajude vocês que querem aprender um pouco mais sobre história russa.


[Dica super útil, não só para o blog mas para internet num geral: Para encontrar mais rápido a pessoa que você está procurando aqui, basta segurar juntas as teclas "Ctrl" e "F" do seu computador. Vai aparecer uma caixinha ali em cima. Basta escrever o nome da pessoa que você quer, e a caixinha vai te direcionar direto para ela!].


Disclaimer

Cada autor escreve os nomes de um jeito. Os nomes popularizados em português, como Nicolau para o czar (que se chamava Nikolai), foram mantidos dessa forma. Em relação aos nomes russos, escolhi a forma que me pareceu mais popular ou mais condizente com a realidade. Podem haver variações, e nenhuma delas é um erro, e sim uma outra maneira de traduz



Relação de Nomes


Nicolau II – Nicolau Alexandrovich Romanov, Czar da Rússia entre 1894 e 1917. Conhecido como czarevich Nicolau antes de 1894.




Alexandra Feodorovna – Imperatriz da Rússia entre 1894 e 1917. Nascida Princesa Alice Vitória Helena Luísa Beatriz de Hesse-Darmstadt, ou Princesa Alix de Hesse-Darmstadt. Conhecida simplesmente por Alix, ou Alicky, este último especialmente na família real britânica




Olga Nikolaévna Romanov – Primeira filha de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Grã-Duquesa da Rússia entre 1895 e 1917.


Tatiana Nikolaévna Romanov – Segunda filha de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Grã-Duquesa da Rússia entre 1897 e 1917.


Maria Nikolaévna Romanov – Terceira filha de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Grã-Duquesa da Rússia entre 1899 e 1917. Também chamada de Masha ou Mashka.


Anastásia Nikolaévna Romanov – Quarta filha de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Grã-Duquesa da Rússia entre 1901 e 1917. Também chamada de Nastia, Nastaska ou Nastácia. Chamada de Shvibizig por sua tia e madrinha, Olga Alexandrovna, e de Malenkaya por sua avó, Marie Feodorovna.


Em pé, da esquerda para a direita: Maria, Anastásia e Olga. Sentada: Tatiana

Alexei Nikolaevich Romanov – Quinto filho, e único filho homem, de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Czarevich da Rússia entre 1905 e 1917. Também chamado de Aliosha, Baby ou Raio de Sol.



Alexandre III – Imperador de Rússia entre 1881 e 1894. Pai de Nicolau II.


Marie Feodorovna – Imperatriz da Rússia entre 1881 e 1894. Nascida Princesa Maria Sofia Frederica Dagmar da Dinamarca, ou simplesmente Dagmar da Dinamarca. Também conhecida na família como Minnie. Mãe de Nicolau II. Irmã da Rainha Alexandra da Inglaterra.



Alexandre III e Marie


Alexandre II – Imperador da Rússia entre 1855 e 1881. Pai de Alexandre III, avô de Nicolau II.


Maria Alexandrovna – Nascida Maximiliana Guilhermina Augusta Sofia Maria de Hesse e Reno. Imperatriz da Rússia entre 1855 e 1880. Primeira esposa de Alexandre II. Mãe de Alexandre III, avó de Nicolau II.


Grão-Duque George Alexandrovich – Irmão de Nicolau II. Czarevich entre 1894 e 1899.


Grão-Duque Miguel Alexandrovich – Irmão de Nicolau II. Czarevich entre 1899 e 1905. Conhecido na família como Misha ou Soneca. Inspetor-Geral da cavalaria. Imperador entre 15 e 16 de março de 1917. Alguns historiadores o consideram Miguel II.


Grã-Duquesa Ksênia Alexandrovna – Irmã de Nicolau II


Grã-Duquesa Olga Alexandrovna – Irmã de Nicolau II



Atrás, em pé: Marie, Nicolau e Ksênia. Segundo plano: Miguel (em pé), Alexandre (sentado) e George (sentado). Na frente: Olga (em pé)


Grão-Duque Nicolau Alexandrovich – Irmão de Alexandre III, tio de Nicolau II


Grão-Duque Vladmir Alexandrovich – Irmão de Alexandre III, tio de Nicolau II. Comandante da Guarda. Governador militar de São Petersburgo.


Grão-Duque Alexei Alexandrovich – Irmão de Alexandre III, tio de Nicolau II. Almirante-General da Frota Imperial. Também conhecido na família por Beau.


Grão-Duque Serguei Alexandrovich – Irmão de Alexandre III, tio de Nicolau II. Governador Geral de Moscou. Também conhecido na família por Guega


Grão-Duque Paulo Alexandrovich – Irmão de Alexandre III, tio de Nicolau II. Também conhecido na família como Pitz.


Grã-Duquesa Maria Alexandrovna – Irmã de Alexandre III, tia de Nicolau II.


Grã-Duquesa Maria Pavlovna, a velha – Esposa do grão duque Vladmir Alexandrovich. Também conhecida como Maria Pavlovna, a Velha, ou Grã-Duquesa Vladmir. Na família, também chamada de Miechen.


Grão-Duque Cirilo Vladmirovich – Primo de Nicolau II, filho de Vladmir e Maria


Grão-Duque Boris Vladmirovich – Primo de Nicolau II, filho de Vladmir e Maria


Grão-Duque Andrei Vladmirovich – Primo de Nicolau II, filho de Vladmir e Maria


Grã-Duquesa Elizabeth Feodorovna – Nascida Princesa Elizabeth Alexandra Louise Alice de Hesse Darmstadt, e mais conhecida simplesmente por Ella, era irmã de Alexandra Feodorovna e esposa do Grão-Duque Serguei Alexandrovich.




Grão-Duque Nikolai Nikolaevich – Tio de Nicolau II. Comandante em chefe do exército russo durante até 1915. Segundo marido de Anastásia “Stana” de Montenegro. Conhecido na família como “Nikolai, o cumprido”, “Nikolai, o Terrível” ou Nikolasha. Posteriormente, vice rei do Cáucaso.


Grão-Duque Pedro Nikolaevich – Irmão de Nicolau Nikolaevich e tio de Nicolau II. Marido de Militza de Montenegro.


Grão-Duque Alexandre Mikhaillovich – Mais conhecido como Sandro, marido de Ksênia, irmã de Nicolau II. Ministro da Marinha Mercante.


Grão-Duque Nikolai Mikhailovich – Irmão de Sandro. Conhecido na família como Bimbo ou Corvo Branco.


Grã-Duquesa Maria Alexandrovna Vassilchikova – Também conhecida como Duquesa de Saxe-Coburgo ou Duquesa de Edimburgo. Mãe de Vitória Melita.


Grão-Duque Constantino Constantinovich – Dramaturgo russo de algum renome, conhecido por assinar suas obras pelas iniciais K.R (Konstantin Romanov)


Grã-Duquesa Maria Pavlovna, a nova – Filha do Grão-Duque Paulo. Conhecida na família como María Pavlovna, a nova. Irmã de Dmitri Pavlovich. Prima de Nicolau II.


Grão-Duque Dmitri Pavlovich – Filho do Grão Duque Paulo. Primo de Nicolau II. Assassino de Rasputin.


Princesa Ekaterina Dolgorukaya – Amante e posteriormente segunda esposa de Alexandre II, avô de Nicolau II. Também conhecida por Princesa Yurievskaya. Chamada na família de Kátia ou Odalisca


Príncipe George Yurievsky – Filho de Ekaterina e Alexandre II. Tio de Nicolau II. Também conhecido por Gogo.


Princesa Olga Yurievskaya – Filha de Ekaterina e Alexandre II. Tia de Nicolau II.


Princesa Yekaterina Yurievskaya – Filha de Ekaterina e Alexandre II. Tia de Nicolau II.


Príncipe Ioann Constantinovich – Filho de Constantino Constantinovich. Conhecido na família como Ioannchik


Princesa Helena da Sérvia – Sobrinha de Anastásia e Militza de Montenegro. Esposa de Ioann Constantinovich


Princesa Alexandra da Grécia – Primeira esposa do Grão-Duque Paulo Alexandrovich


Princesa Olga Valerianovna Paley – Segunda esposa do Grão-Duque Paulo Alexandrovich


Princesa Irina Yussoupova – Filha de Ksênia e Alexandre, esposa de Félix Yussoupov, sobrinha de Nicolau II


Príncipe Félix Yussoupov – Marido de Irina. Principal assassino de Rasputin.



Irina e Félix Yussoupov


Princesa Militza de Montenegro – Filha de Nicolau I de Montenegro. Também conhecida como Militza Nikolaevna da Rússia. Esposa do Grão-Duque Pedro Nikolaevich. A irmã mais velha das “Irmãs Montegrinas”. As irmãs também eram conhecidas na corte como as Mulheres Negras ou As Corvas.


Princesa Anastásia de Montenegro – A irmã mais nova das “Irmãs Montegrinas”. Também conhecida como Stana. Esposa do Grão-Duque Nikolai Nikolaevich, irmão de Pedro Nikolaevich. As irmãs também eram conhecidas na corte como as Mulheres Negras ou As Corvas.


Princesa Isabel de Saxe-Altemburgo – Nascida Isabel Augusta Maria Inês de Saxe-Altemburgo, tornou-se Grã-Duquesa Isabel Mavrikievna após casar-se com Constantino Constantinovich. Conhecida na família como Mavra.


Condessa Natália Brassovna – Esposa de Miguel Alexandrovich


Rainha Vitória – Rainha da Inglaterra entre 1837 e 1901. Nascida Princesa Alexandrina Vitória do Reino Unido. Avó de Alexandra Feodorovna




Eduardo VII – Rei da Inglaterra entre 1901 e 1910. Nascido Alberto Eduardo. Conhecido entre o núcleo principal da família Romanov como Tio Bertie. Cunhado de Marie Feodorovna, tio de Alexandra Feodorovna e também do Kaiser Guilherme II da Alemanha. Filho da Rainha Vitória.



George V – Rei da Inglaterra entre 1901 e 1936. Nascido Jorge Frederico Ernesto Alberto. Primo-irmão de Nicolau II por parte de mãe e de Alexandra Feodorovna por parte de pai. Conhecido na família como Georgie.



Guilherme II – Kaiser da Alemanha entre 1888 e 1918. Conhecido na família como Willy. Primo-irmão de Alexandra Feodorovna, e primo distante de Nicolau II.




Grão-Duque Luís IV de Hesse – Nascido Frederico Guilherme Luís Carlos. Grão-Duque de Hesse-Darmstadt entre 1877 a 1892. Pai de Alexandra Feodorovna.


Alice de Hesse e Reno – Nascida Alice Mafalda Maria, também conhecida como Alice do Reino Unido. Grã-Duquesa Consorte de Hesse-Darmstadt entre 1877 e 1878. Terceira filha de Vitória do Reino Unido e Albert de Saxe-Coburgo-Gota. Mãe de Alexandra Feodorovna.


Grão-Duque Ernesto Luís I de Hesse – Nascido Ernesto Luís Carlos Alberto Guilherme. Grão-Duque de Hesse-Darmstadt entre 1892 e 1918. Irmão de Alexandra Feodorovna. Conhecido por Ernie na família.


Rainha Luísa da Suécia – Nascida Luísa Alexandra Maria Irene Mountbatten. Rainha consorte da Suécia entre 1950 e 1965. Filha de Luís de Battenberg e Vitória de Hesse e Reno. Sobrinha de Alexandra Feodorovna.


Vitória de Hesse e Reno – Nascida Vitória Alberta Isabel Matilda Maria de Hesse. Irmã de Alexandra Feodorovna.


Príncipe Louis de Battenberg – Nascido Louis Alexander Mountbatten. Marido de Vitória de Hesse e Reno. Cunhado de Alexandra Feodorovna.


Princesa Alice de Battenberg – Nascida Vitória Alice Isabel Júlia Maria. Filha de Louis e Vitória. Sobrinha de Alexandra Feodorovna. Mãe do Príncipe Philip, marido de Elizabeth II.


Princesa Vitória Melita – Mais tarde conhecida como Vitória Feodorovna. Primeira esposa de Ernesto de Hesse e Reno, irmão de Alexandra Feodorovna. Também chamada na família de Ducky.


Rainha Maria da Romênia – Nascida Maria Alexandra Vitória. Rainha consorte da Romênia. Casada com Fernando I da Romênia. Prima de Nicolau II. Mais conhecida na família como Missy.


Princesa Eleonore de Solms-Hoensolms-Lich – Segunda esposa do Grão-Duque Ernesto Luís de Hesse e Reno, irmão de Alexandra Feodorovna. Também conhecida como Onor.


Princesa Helena Vitória – Nascida Helena Vitória Luísa Sofia Augusta Amélia Helena. Princesa da Família Real Britânica, prima de Alexandra Feodorovna. Também conhecida na família como Thora.


Grigori Rasputin – Hierofante. Monge siberiano, ou Starets, mais tarde figura importante na corte russa. Chamado de “Nosso Amigo”



Monsieur (ou Maitre) Nizier Anthelme Phillippe. Místico hierofante francês. As vezes chamado de “Nosso Amigo”


Dr. Evgenie Botkin – Médico da corte


Dr. Vladmir Derevenko – Médico particular de Alexei


Dr. Feodorov – Médico que atendeu Alexei


Dra. Vera Ignatievna Gedroits – Cirurgiã sênior da corte


Gleb Botkin – Filho do Dr. Botkin.


Tatiana Botkina – Filha do Dr. Botkin.


Pierre Gilliard – Suíço, tutor dos filhos de Nicolau II


Alexandra Tegleva – Também chamada de Chura. Criada do palácio e ama de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia. Esposa de Pierre Gilliard.


Sidney Gibbes – Inglês, tutor dos filhos de Nicolau II. Também chamado de SIG.


Klavdia Bitner – Tutora das crianças imperiais durante o cativeiro em Tobolsk. Esposa de Evgenie Koblinsky.


Pytor Vassilievich Petrov – Tutor de russo e literatura russa das crianças imperiais. Também conhecido como PVP.


Ekaterina Schneider – Tutora de Alexandra e acompanhante de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia. Também conhecida por Trina.


Konstantin Pobedonostsev – Superprocurador do Santo Sínodo. Tutor de Nicolau II. Também conhecido por Torquemada.


Maria Vichniakova – Babá de Olga, Tatiana, Maria, Anastásia e Alexei.


Margaretta Eagar – Governanta inglesa de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia. Dispensada em 1904.


Sofia Tiutcheva – Dama de honra de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia. Dispensada em 1912.


Anna Demídova – Dama de companhia da Imperatriz Alexandra Feodorovna


Maria Geringer – Principal dama de companhia da Imperatriz. Responsável pelas joias de Alexandra Feodorovna.


Baronesa Sophia Boxhoeveden – Também conhecida como Iza. Dama de companhia honorária de Alexandra Feodorovna, oficializada em 1914.


Princesa Maria Golitsina – Mistress of Robes de Alexandra Feodorovna até sua morte, em 1910.


Condessa Elizaveta Narishkina – Dama de posição mais elevada na corte. Mistress of Robes de Alexandra Feodorona a partir de 1910. Também chamada de Zizi.


Princesa Maria Bariatniskaya – Dama de honra de Alexandra Feodorovna.


Elizaveta Obolenskaia – Dama de companhia da Imperatriz.


Elizaveta Ersberg – Dama de Companhia da Imperatriz


Maria Vassilchkova – Dama de Companhia da Imperatriz. Dispensada em 1916.


Maria Tutelberg – Dama de Companhia da Imperatriz. Também chamada de Toodles.


Anastásia Gendrikova – Dama de Honra da Imperatriz. Também chamada de Nastenka.


Madeleine Zanotti – Conhecida também por Magdalia. Criada pessoal mais importante da Imperatriz. Veio com Alexandra de Darmstadt.


Anna Vyrubova – Amiga íntima da Imperatriz Alexandra. Conhecida como Niuta ou Anya. Às vezes, Alexandra se referia a ela em cartas e diários, quando estava chateada, como “a Vaca”ou “Criatura Apaixonada”


Iúlia Dehn – Conhecida como Lili. Uma das mais íntimas amigas de Alexandra Feodorovna.


Andrei Derevenko – Um dos marinheiros – diádka - encarregados de Alexei


Nagorni – Outro marinheiro – diádka - encarregado de Alexei


Ivan Sednev – Pajem de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia


Leonid Sednev – Sobrinho de Ivan Sednev. Ajudante de cozinha.


Ivan Kharitonov – Cozinheiro da família imperial


Terent Tchemodurov – Pajem de Nicolau II


Alexei Volkov – Pajem de Alexandra Feodorovna


Anatoli Mordvinov – Ajudante de campo de Nicolau II


Conde Vladmir Fredericks – Ministro da Corte Imperial e chefe da Casa Imperial.


Conde Paulo Benckendorff – Marechal e Mestre de Cerimônias da Corte Imperial.


Conde Nikolai Grabbe – Comandante da Escolta do Czar


Conde Ilarion Vorontsov-Dachkov – Ministro da Corte. Posteriormente, vice-rei do Cáucaso.


Conde Vladmir Lamsdorf - Ministro do Exterior. Às vezes chamado de Madame.


Conde Ília Tatischev – Ajudante geral do séquito imperial.


Alexandre Bezobrazov – Secretário de Estado. Ajudante General.


Príncipe Vassíli Dolgorukov – Assistente Geral de Nicolau II em Stavka


Príncipe Vladmir Orlov – Chefe da Chancelaria Militar. Conhecido como “Orlov, o Gordo”


General Alexander Mossolov – Chefe da Chancelaria da corte


General Alexander Spiridovich – Chefe da seção da Okhrana de Kiev. Chefe da guarda pessoal do czar a partir de 1906.


General Alexei Kuropatkin – Ministro de Guerra. Comandante do Extremo Oriente.


General Vladmir Sukhomlinov – Ministro de Guerra.


General Nikolai Ianuchkevich – Chefe do Estado-Maior Russo.


General Mikhail Alexeiev – Chefe do Estado-Maior Russo


General Dmitri Trepov – Governador Geral de São-Petersburgo. Vice Ministro do Interior. Posteriormente, comandante do palácio.


General Serguei Khabalov – Governador militar de Petrogrado,


General Nikolai Ruzski – Comandante da frente do Norte durante a Grande Guerra.


General Alexandre Orlov – Amigo do imperador. Conhecido como “Orlov, o Magro”.


Almirante Evgenie Alexeiev – Vice-Rei do Extremo Oriente.


Almirante Zinov Rodestvensky – Comandante do Segundo Esquadrão do Pacífico.


Dmitri Spiaguin – Ministro do Interior


Viatcheslav Plehve – Ministro do Interior


Pedro Durnovó – Ministro do Interior


Serguei Sazonov – Ministro do Interior. Conhecido como “Cauda”


Nikolai Maklakov – Ministro do Interior.


Alexandre Protopopov – Ministro do Interior


Alexandre Izvolsky – Ministro do Exterior


Seguei Sazonov – Ministro do Exterior. Conhecido como “Claudicante”


Evgenie Koblinsky – Comandante da Guarda de Tsarkoe Seló. Comandante da Casa do Governador de Tobolsk.


Fillipp Goloschiokin – Comissário Militar do Comitê Executivo do Soviete de Urais


Vassili Pankratov – Comissário responsável pela família em Tobolsk. Dispensado em 1918.


Matilde Kschessinska – Primeira-Bailarina do Balé Imperial Russo. Amante de Nicolau II antes de seu casamento. Chamada por ele de Pequena K.



Vladmir Ulyanov – Mais conhecido como Lênin. Revolucionário russo que viria a se tornar o primeiro líder da Rússia pós-Revolucionária, de outubro de 1917 a 1922.





Alexander Kerensky – Revolucionário Menchevique. Líder do Governo Provisório Pós-Revolucionário em 1917. Anteriormente, Ministro da Justiça do Governo Provisório.



Príncipe George Lvov – Primeiro-Ministro do Governo Provisório.


Alexandre Gutchkov – Ministro de Guerra do Governo Provisório.


Conde Sergius Witte – Primeiro-Ministro Russo entre 1905 e 1906. Anteriormente, Ministro das Finanças.


Ivan Goremynk – Primeiro-Ministro Russo em 1906 e 1914 a 1916. Conhecido como “Casaco de Peles Velho”


Pytor Stolypin – Primeiro-Ministro Russo entre 1906 e 1911. Anteriormente, Ministro do Interior.




Conde Vladmir Kokovtsov – Primeiro Ministro Russo entre 1911 e 1914. Conhecido como “Gramofone”


Boris Stürmer – Primeiro Ministro Russo em 1916. Anteriormente, Ministro do Interior e do Exterior.


Alexandre Trepov – Primeiro Ministro Russo entre 1916 e 1917. Anteriormente, Ministro das Comunicações.


Nicolau Golitsky – Primeiro Ministro Russo em 1917


Alexandre Gutchkov – Presidente da Terceira Duma


Mikhail Rodzianko – Presidente da Quarta Duma


Vladmir Purichkevich – Membro da Duma. Um dos assassinos de Rasputin


Sir George Buchanan – Embaixador Britânico em São Petersburgo


Meriel Buchanan – Filha de Sir George Buchanan


Aleksander Konstantinovich Chvédov – Também citado como Chúrik ou AKCH. Oficial da Escolta do Czar. Um dos oficiais favoritos de Olga Nikolaévna.


Pavel Voronov – Oficial do iate imperial Shtandart. Paixão de Olga Nikolaevna em 1913.


Nikolai Rodionov – Oficial do Shtandart. O parceiro de tênis favorito de Tatiana Nikolaevna.


Nikolai Pavlovich Sáblin – Oficial do Shtandart. Amigo da família imperial.


Nikolai Vassilievich Sáblin – Oficial do Shtandart. Um dos oficiais favoritos da família imperial.


Nikolai Demenkov – Também chamado de Kólia. Oficial da Equipagem da Guarda. Um dos favoritos de Maria Nikolaevna.


Viktor Zborovsky – Oficial da Escolta do Tsar. Favorito de Anastásia. Também conhecido por Vítia.


Dmitri Chakh-Bagov – Também chamado de Mítia. Oficial favorito de Olga no hospital.


Dmitri Malama – Também chamado de Mítia. Oficial favorito de Tatiana no hospital


Serguei Melik-Adamov – Um dos favoritos de Tatiana no hospital.


Vladmir Kiknadze – Também chamado de Volódia. Um dos favoritos de Tatiana no hospital.


Ekaterina Zborovskaya – Conhecida por Kátia. Irmã de Vítor Zborovsky. Amiga e correspondente regular de Anastásia Nikolaevna.


Zinaida Tolstaia – Amiga da família imperial.


Valentina Tchebotariova – Enfermeira chefe no hospital anexo do Palácio durante a Grande Guerra.


Varvara Viltchikovskaya – Enfermeira no hospital anexo e amiga de Olga e Tatiana


Margarita Khitrovo – Também conhecida como Rita. Enfermeira do hospital anexo e amiga de Olga Nikolaevna.


Yakov Yurovsky – Membro do Soviete dos Urais. Principal assassino da Família Imperial


Grigori Nikúlin – Vice de Yurovsky. Assassino da Familia Imperial


Pyotr Ermakov – Membro de Tcheka. Assassino da Família Imperial


Ortipo – Cachorro de Tatiana Nikolaevna


Shvbizig – Cachorro de Anastásia Nikolaevna.


Jimmy – Cachorro da família


Joy – Cachorro da família



Bom, gente, então foi isso. Espero ter ajudado vocês a não se perderem tanto enquanto estudam a história da família Romanov, por que, realmente, esses nomes as vezes confundem. Se eu tiver esquecido de alguém sobre quem você tem dúvida, pode me avisar nos comentários, que eu ficarei muito feliz em acrescentar aqui. Qualquer coisa, pode vir falar comigo por aqui, pelos comentários, ou então pelo instagram (@clarissadesterroptdo). Ah, você pode deixar seu comentário no youtube também, ou me mandar um e-mail por aqui.



Bibliografia:

Nicolau e Alexandra - Robert K. Massie

Os Romanov - Simon Sebag Montefiore

Os Romanov - O fim da dinastia - Robert K. Massie

As irmãs Romanov -

104 visualizações
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2023 by Shades of Pink. Proudly created with Wix.com

  • Grey Instagram Icon
  • Clique aqui para ver meu canal!