• Clarissa E. Desterro

LIVROS PARA LER EM 2018

Aqui vai uma lista de livros que pretendo ler ainda esse ano. Qual a sua meta?

Oii gente, tudo bem com vocês?

Recentemente eu estava navegando pelos sites de livros da vida e acabei decidindo por criar meu Goodreads. Explico:

Goodreads é uma rede social que permite que você organize sua biblioteca, marcando livros por "Lido", "Lendo", "Quero Ler" e etc. Além disso, te dá a possibilidade de escrever resenhas, dar de uma a cinco estrelas, marcar as datas que leu cada um dos seus livros, o progresso, em %, dos que você está lendo... E ainda te sugere livros novos baseados no que você leu ou quer ler. Enfim, maravilhoso para quem gosta de livros e de organização.



Pois bem. Enquanto criando a minha conta, percebi que tinham muitos livros que eu queria ler ainda esse ano. Minha meta de leitura, do ano, são 100 livros. Já devo ter lido uns vinte e tantos. Aqui vai uma listinha (que não segue ordem nenhuma) de 100 livros que planejo ler, ainda, em 2018:


1. Um trono negro - Kendare Blake (Por que eu já li o primeiro e fiquei curiosa para saber onde a história vai)

2. Rainha Vermelha - Victoria Aveyard (Nunca tive paciência de terminar, mas acho que devia)

3. Lady Susan - Jane Austen (Por que todo livro da Jane Austen é maravilhoso)

4. Minha última duquesa - Daisy Goodwin (Por que amei a série Victoria e o livro também)

5. Rainha de Copas - Sangue No País das Maravilhas - Colleen Oakes (Por que li o primeiro e fiquei curiosa /2)

6. A Irmandade Perdida - Anne Fortier (Por que ganhei o livro e achei interessante)

7. Razão e Sensibilidade - Jane Austen (Por que li e amei Orgulho e Preconceito e Emma)

8. A herdeira - Kiera Cass (Nunca tive paciência para esse livro e para a Eadlyn, mas gostei de A Seleção, A Elite e A Escolha, então vamos lá)

9. A Coroa - Kiera Cass (Por que não quero deixar a série incompleta)

10. Passado Imperfeito - Julian Fellowes (Por que li Belgravia, sou fã de Downton Abbey e Gosford Park, e adoro o jeito de escrever do Julian Fellowes)

11. O nome da rosa - Umberto Eco (Por que amo essa história, e a edição que tenho foi da minha avó)

12. Romeu e Julieta - William Shakespeare (Por que um clássico é um clássico)

13. A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne (Por que um clássico é um clássico /2)

14. Lolita - Vladmir Nabokov (Por que literatura russa merece meu tempo)

15. Anna Karenina - Liev Tolstói (Por que quero ficar com raiva da Anna... Não, mentira. Por que um clássico russo desses não pode ser deixado de lado)

16. Crime e Castigo - Fiodor Dostoiévski (Por que um clássico de Dostoiévsky é imprescindível)

17. Toda a Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr (Por que minha amiga, Anna, me indicou, e eu achei interessante)

18. Tempos Interessantes - Eric J. Hobsbawm (Por que Eric Hobsbawm merece minha atenção em QUALQUER COISA que ele escrever)

19. Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Rick Riordan (Por que todas as minhas amigas me indicaram... O preconceito é grande, mas como acabei de ler um livro indicado por uma delas que acabei gostando, vamos dar uma chance)

20. A Menina Que Roubava Livros - Marcus Zusak (Por que não tem jeito melhor de chorar do que esse)

21. Revolução Dos Bichos - George Orwell (Por que né?)

22. Guerra e Paz - Liev Tolstói (Por que, apesar de não ser uma grande fã do Conde Tolstói - ou melhor, apesar de realmente não gostar dele - Guerra e Paz é uma obra prima)

23. Os Irmãos Karamazov - Fiodor Dostoiévski (Por que um clássico de Dostoiévski é um clássico de Dostoiévski, não é mesmo?)

24. Uma Família Ferreira e O Amazonas - Yomar Desterro e Silva (Por que a história da minha família está nesse livro)

25. Persuasão - Jane Austen (Por motivos de: Jane Austen é um gênio do humor inteligente)

26. Jogos Vorazes - Suzanne Collins (Por que gostei dos filmes e pode ser que goste ainda mais dos livros)

27. 1989 - George Orwell (Por que né? /2)

28. E o Vento Levou - Margaret Mitchell (Clássicos, como eu já disse, são clássicos... E pela Scarlett Ohara e seu famoso espartilho que constitui meu #sonhodeconsumo)

29. O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald (Para entrar no mundo da elite dos anos 20)

30. Jane Eyre - Charlotte Bronte (Para ficar um pouco frustrada, mas é a vida, e Jane Eyre é um clássico que tem que ser lido)

31. Sociedade de Corte - Norbert Elias (Por que acho a forma de pensar do Elias interessantíssima)

32. Maria Antonieta - Antonia Fraser (Para dar continuidade a minha saga de biografias da rainha da moda)

33. Ivanhoe - Sir Walter Scott (Por que não dá pra se cansar de épicos sobre cavaleiros medievais)

34. Peter Pan - J. M. Barrie (Por que clássicos de infância merecem ser lidos, e Peter Pan é um amorzinho)

35. A Arte da Guerra - Sun Tzu (Por que é 1. Um Clássico 2. Interessantissimo de uma perspectiva histórica 3. Parte da bibliografia de concursos como o do IRB)

36. O Príncipe - Nicolau Maquiavel (Por que Maquiavel é Maquiavel, e a teoria de "o Príncipe" faz absoluto sentido. Além disso, quem não precisa de uma lição sobre relações e exercício do poder?)

37. Sonho De Uma Noite de Verão - William Shakespeare (Clássicos... Apesar de eu odiar o formato de roteiro em que esses livros são escritos)

38. Alice No País das Maravilhas - Lewis Carroll (Me preparando para uma leitura cansativa, mas Alice é Alice)

39. O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett (Por que eu simplesmente AMO essa história, e a Mary Lennox)

40. A Iliada - Homero (Clássicos...)

41. A Odisseia - Homero (Clássicos... /2)

42. Retrato de Dorian Grey - Oscar Wilde (Clássicos são ótimos. Clássicos do século XIX são melhores ainda)

43. Dez Anos Depois - Alexandre Dumas (Por que eu leria qualquer coisa que Alexandre Dumas colocasse na minha frente, para ser bem honesta)

44. The Last Romanov - Dora Levy Mossanen (Por que ficção com Romanovs costuma me decepcionar, mas eu vou ler mesmo assim por que tenho esperanças...)

45. Inferno - Dan Brown (Por que Anjos e Demônios e Código Da Vinci são maravilhosos, e em honra deles eu me sinto compelida a continuar lendo os livros do Robert Langdon, mesmo que tenham caido muito)

46. História Econômica do Brasil - Caio Prado Junior (Por que 1. Ganhei de Aniversário, 2. É parte da bibliografia do IRB, 3. Entender de Economia nunca é demais)

47. Filhos Do Éden - Herdeiros de Atlântida - Eduardo Spohr (Por que entrei recentemente no Spohrverso, e amei. E por que minha amiga Alice me disse que eu vou gostar)

48. O Símbolo Perdido - Dan Brown (Pelas mesmas razões que me levam a ler Inferno....)

49. Assassinato Na Academia Brasileira de Letras - Jô Soares (Por que estou tentando descobrir novos livros brasileiros dos quais eu goste, e a premissa desse me pareceu bem interessante)

50. O Alienista - Machado de Assis (Por que li a versão resumida para a escola e simplesmente me apaixonei. Machado de Assis é um gênio, mas esse livro é, na minha opinião, o melhor dele, e, portanto, o melhor dos clássicos brasileiros)

51. O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas (Por que li a versão resumida para escola /2 e é absolutamente fantástico. Melhor história de vingança da vida. Provavelmente o paradidático do qual eu mais gostei nesses 14 anos de escola)

52. Origem - Dan Brown (Meus motivos para continuar insistindo no Dan Brown já foram citados acima)

53. O Homem Que Matou Getúlio Vargas - Biografia de Um Anarquista - Jô Soares (Por que Getúlio Vargas sempre foi e sempre será o melhor presidente do Brasil... E por que acho que a forma como essa história será abordada é, no mínimo, um pouco diferente do usual)

54. Anne De Green Gables - L.M. Montgomery (Clássicos são clássicos. Clássicos do período Eduardiano são ainda melhores)

55. O Poder do Hábito - Charles Duhigg (Por que hábito é comigo mesmo)

56. A Sutil Arte de Ligar o Foda-se - Mark Manson (A despeito do título, o livro estava boiando aqui por casa e portanto há de ser lido)

57. Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien (Vamos tentar encarar essa...)

58. Guerra dos Tronos - George R. R. Martin (Por que amo a série, então vamos lá)

59. As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis (Por que, apesar de só gostar particularmente de "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa", acho que vale a leitura)

60. O Corcunda de Notre Dame/ Notre Dame de Paris - Victor Hugo (Livro tristíssimo, mas brilhante. Merece, e muito, a leitura, apesar de eu desejar que o final fosse estilo disney)

61. Belinda - Anne Rampling (Clássicos do século XIX, como eu disse... Além disso, se Jane Austen indica, então TEM que ser bom)

62. O Homem da Máscara de Ferro - Alexandre Dumas (Por que a história é maravilhosa, e o autor também)

63. Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas (Já que vamos ler todos os livros dessa saga....)

64. As Brumas de Avalon - Marion Zimer Bradley (Classicos são clássicos, como eu adoro repetir. E essa história mistura mulheres forte, religião, política... E, é claro, o rei Arthur, personagem que todo mundo ama)

65. A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo (Tudo bem, é fraco quando comparado a muitos outros clássicos da literatura brasileira. Mas o romantismo é, com certeza, meu momento favorito dos clássicos nacionais, e acho a história de Carolina e Augusto muito bonitinha e digna de nota. E, é claro, tem o final feliz que todos queremos)

66. Filhos do Éden - Anjos da Morte - Eduardo Spohr (Por que tenho que ler toda a saga do Spohrverso)

67. A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães (Mais uma vez, é fraco quando comparado a outros clássicos nacionais, mas o romantismo e os finais felizes são meu fraco, e ainda por cima tem o Álvaro, crush supremo dos clássicos nacionais)

68. Filhos do Éden - Paraíso Perdido - Eduardo Spohr (Mais uma vez, o Spohrverso)

69. A Era das Revoluções - Eric Hobsbawm (Por que Hobsbawm é Hobsbawm, provavelmente o melhor historiador da atualidade. E super utilizado em vestibulares e concursos)

70. A Era do Capital - Eric Hobsbawm (Além de tudo isso que eu falei, a série das quatro eras de Hobsbawm trata do século dezenove em seus três primeiros livros. O século XIX é minha área de especialização, e eu amooo)

71. A Era dos Impérios - Eric Hobsbawm (Esse provavelmente vai ser meu favorito, pois trata justamente da minha área: A Belle Époque)

72. A Era dos Extremos - Eric Hobsbawm (A última era do Hobsbawm já trata do século XX, e tem conceitos muito interessantes, como a ideia do "breve século XX")

73. Frozen - Um Coração Congelado - Elizabeth Rudnick (Rainha do Gelo + Disney = S2. Ok, é uma leitura bem levinha comparada a maior parte dos outros dessa lista, mas todo mundo precisa de uma leitura mais light de vez em quando)

74. Mansfield Park - Jane Austen (Duas palavras: Jane Austen)

75. Northanger Abbey - Jane Austen (J A N E A U S T E N. Você compreende? Eu amo Jane Austen)

76. Once Upon a Time Tale - Despertar (Para matar a saudade da época que Once Upon a Time ainda era, bem... - Como dizer de forma delicada? - bom)

77. Macbeth - William Shakespeare (Provavelmente minha peça favorita de Shakespeare)

78. Rei Lear - William Shakespeare (Mas essa também é maravilhosa)

79. A Megera Domada - William Shakespeare (Só para ficar fazendo ligações com "10 coisas que odeio em você" e lembrando do Heath Ledger novinho. RIP)

80. Minha Vida de Menina - Helena Morley (E a busca por literatura brasileira continua...)

81. A miséria política - Fernando Henrique Cardoso (Por que adoro política, e gostaria de ver as opiniões do nosso ex-presidente sobre o assunto)

81. Um certo capitão Rodrigo - Érico Veríssimo (Por que adoro Érico Veríssimo e por que o capitão é um personagem fascinante)

82. Década perdida - Marco Antônio Villa (Por que política é parte da vida e qualquer coisa razoável que aparecer na minha frente sobre o assunto eu tô lendo)

83. O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard (Por que comprei uns dois anos atrás e nunca tive paciência de terminar...)

84. Um corpo na biblioteca - Ágatha Christie (Por que amo a Ágatha Christie, apesar de não ser uma grande fã da Miss Marple)

85. Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie (Acho o livro muito superestimado, mas isso não significa que eu não vá ler do mesmo jeito)

86. Um punhado de centeio - Agatha Christie (Realmente, mesmo sem ser fã da Miss Marple, não resisto a nada escrito pela A. C.)

87. Morte no Nilo - Agatha Christie (Por que esse é um dos clássicos dessa autora maravilhosa... E por que provavelmente vai sair filme até o início dos novos anos 20)

88. Morte na Mesopotâmia - Agatha Christie (Aproveitando a vibe Agatha....)

89. Hora Zero - Agatha Christie (.../2)

90. O Natal de Poirot - Agatha Christie (Por que um bom policial do Poirot, ninguém dispensa)

91. Fuja Logo e Demore Para Voltar - Fred Vargas (Por que policiais são maravilhosas leituras rápidas, e por que não dá pra dispensar um que tem como principal tema a peste negra)

92. O Homem dos Círculos Azuis - Fred Vargas (Por que é um livro rapidinho e muito criativo)

93. Garotas do Olimpo - Lágrimas de Cristal - Elena Kedros (Por que tenho esse livro desde os oito anos de idade e nunca terminei... E leituras bem bobinhas ajudam a contrabalancear os livros mais pesados)

94. Uma Breve História da Filosofia - Nigel Warburton (Por que Filosofia é sempre interessante, e por que pode ser muito útil em concursos e vestibulares)

95. Mal-Estar Pós Modernidade - Zygmunt Bauman (Por que achei as ideias de Baumam muito interessantes)

96. Apologia da História (Ou O Ofício Da História) - Marc Bloch (Por ser um essencial para qualquer historiador)

97. Mary Poppins - P. L. Travers (Por que estou numa vibe clássicos)

98. A Ilha Misteriosa - Julio Verne (Julio Verne. Apenas)

99. A Ilha do Tesouro - Robert L. Stevenson (Vibe clássicos/ 37804017401)

100. Robinson Crusoé - Daniel Dafoe (Por que tá na hora de tomar vergonha na cara. Vocês me acreditam que eu NUNCA li Robinson Crusoé????)


Na realidade ainda tem muitos outros que eu gostaria de ler esse ano, mas essa é uma lista básica. Pode ser que eu não termine toda, e provavelmente vou ler alguns que não estão aqui. Mas isso é uma base para me guiar. E vocês, quais os livros que pretendem ler esse ano?

18 visualizações
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2023 by Shades of Pink. Proudly created with Wix.com

  • Grey Instagram Icon
  • Clique aqui para ver meu canal!